sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Comemorações dos 800 anos da Língua Portuguesa e dos 400 anos da publicação da "Peregrinação"

A turma CEF OF está a desenvolver um projeto integrado (com a participação de todas as disciplinas) nas comemorações dos 800 anos da Língua Portuguesa e nos 400 anos do livro "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto.
Têm vindo a fazer pesquisas sobre a vida e obra do autor, foram ao Pragal fotografar a casa onde viveu, foram ao Castelo de S. Jorge (dia 21 de Dezembro) assistir às "danças com história", estão a produzir textos, fotos e vídeos para inserir num blogue e para mostrar à comunidade.




Vão construir adereços e alguns figurinos para as danças que irão interpretar e filmar. Essas danças serão acompanhadas com máscaras (de segurar ou de prender).


Essas máscaras estão já a ser construídas nas aulas de Artes Visuais. Fizeram-se os moldes com ligadura de gesso e isolaram-se com cola branca, posteriormente as máscaras serão construídas em "papel maché" (tirinhas de papel com cola e farinha) que ficarão leves e onde se pode acrescentar todo o tipo de materiais que as decorem. Estas máscaras terão expressões, que são construídas sobre o papel, com papel e cola formando rugas, exageros, verrugas, pálpebras descaídas, sobrancelhas subidas, sorrisos maléficos, etc.

Estamos a pensar concorrer ao concurso da UNESCO com trabalhos de grupo e individuais. Vídeos, danças, fotos e máscaras serão mostrados à comunidade escolar em Abril (exposição e projeção de imagens).

Sem comentários:

Enviar um comentário