| ||||||||
|
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
sábado, 10 de dezembro de 2016
Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos - ES Emído Navarro

A data visa homenagear o empenho e dedicação de todas as pessoas que defendem os direitos humanos e colocar um ponto final em todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos/as os/as cidadãos/ãs.

Exposição Vozes pelo Direitos
Propostas para
um mundo mais sustentável
Alunos e professores das OFERTAS COMPLEMENTARES - 7.º aos 9.º anos
Apoio da biblioteca escolar e dos pais e encarregados de educação
sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos - EB D. António da Costa
DIA 10 de DEZEMBRO - DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
EXPOSIÇÃO
Os alunos e professores das OFERTAS COMPLEMENTARES, dos 5º aos 9º anos, apoiados pela biblioteca escolar e pelos pais, participam nesta data comemorativa com propostas para um mundo mais sustentável. Sugerimos como ponto de encontro a Escola Básica D. António da Costa para conhecerem esta admirável exposição repleta de Árvores da Vida!
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Mensagem da Diretora Geral da UNESCO
por ocasião do
Dia Internacionalpara a Eliminação da Violência contra as Mulheres
A segurança das mulheres perante as alterações climáticas
25 de novembro de 2016
A violência contra as mulheres constitui uma grave violação dos direitos humanos fundamentais e uma ameaça para milhões de raparigas e de mulheres em todo o mundo. Ao longo da sua vida, pelo menos uma em cada três mulheres foi espancada, obrigada a ter relações sexuais ou vítima de outro tipo de maus-tratos. Sociedades inteiras são afetadas pela violência, que pode ser física, sexual (assédio sexual, coerção ou discriminação) ou psicológica (violências verbais ou psicológicas tais como o assédio moral ou o ostracismo).
Neste Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a UNESCO chama a atenção para as alterações climáticas e a escassez dos recursos enquanto fatores de violência contra as mulheres – em casa, na rua ou em caso de desastre natural causado pelo clima.
As alterações climáticas multiplicam as ameaças: podem acentuar os fenómenos de migração e de deslocação das populações, e causar más colheitas ou inundações, com graves repercussões sobre as famílias e os meios de subsistência. Vários estudos mostram que as mulheres são responsáveis por 65% da produção alimentar doméstica na Ásia, 75% na África Subsaariana e 45% na América Latina. Os papéis tradicionalmente desempenhados pelas mulheres são frequentemente aqueles que as expõem aos riscos decorrentes das alterações climáticas, tornando-as vulneráveis à violência enquanto percorrem todos os dias dezenas de quilómetros para assegurar o aprovisionamento em alimentos, água e lenha, ou quando se encontram deslocadas ou em situação de precaridade após um desastre natural. A perda dos meios de subsistência e a pobreza também podem agravar a violência doméstica devido às
pressões económicas e fazer perdurar práticas como a mutilação genital feminina e o casamento das crianças.
A UNESCO envida esforços em todos os setores para reforçar a resiliência face às alterações climáticas, integrando as questões de género em todas as suas ações. Através de numerosas parcerias e iniciativas, a UNESCO promove a ideia de que as mulheres e as raparigas são fundamentais na luta contra as alterações climáticas, nomeadamente no que respeita à gestão dos recursos hídricos e à preparação para os riscos de desastre.
Sabemos que as emissões de gases com efeito de estufa têm consequências nefastas para o planeta. Também temos que reconhecer que as alterações climáticas têm um impacto sobre a vida das raparigas e das mulheres em todo o mundo. No momento em que assistimos à entrada em vigor do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas, e com vista ao êxito da COP-22 que vai ter lugar em Marraquexe, não devemos esquecer metade da população mundial e o imenso potencial que ela representa. As mulheres devem estar no cerne de todas as soluções para fazer frente às alterações climáticas.
Irina Bokova
sábado, 19 de novembro de 2016
Comemoração do Dia Internacional da Filosofia
Caros e caras colegas
Hoje, dia 17 de novembro, o Departamento de Filosofia do nosso Agrupamento celebrou mais um Dia UNESCO – O Dia Internacional da Filosofia. Entre as múltiplas iniciativas, o Departamento contou com a participação do Centro UNESCO de Paremiologia, dedicado ao estudo e divulgação dos provérbios. Os coordenadores do Centro ofereceram alguns livros sobre o assunto, que serão brevemente colocados na estante “UNESCO” da biblioteca da ESEN. Deixamos aqui os títulos dos mesmos: Pensar Provérbios – Exercitar a Palavra; Provérbios de Aperitivo, Desporto, jogos e provérbios: um Património Comum; Agenda Proverbial; O Saber das Abelhas e o Sabor do Mel: Provérbios; Do Ano ao Santo tudo é encanto – Ditos populares ao longo do ano; Passeio Cultural na Primavera; Passeio Cultural no Outono; 10º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios; Os Provérbios na Caça e na Pesca. Finalmente, um livro em inglês: Mr. Elephant`s Disappointement and other stories.
Aproveitamos, igualmente, para publicar a mensagem da Diretora Geral da UNESCO e congratular o Departamento pela excelente iniciativa, a qual já foi comunicada à Comissão Nacional, bem como à Federação Portuguesa dos Centros e Clubes UNESCO.
Rute Navas (Coord. Centro UNESCO Ciência, Arte e Engenho – Agrupamento de Escolas Emídio Navarro)
Mensagem da Diretora geral da UNESCO, Irina Bokova, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia
17 de novembro de 2016
Este ano celebramos o Dia Mundial da Filosofia imediatamente a seguir ao Dia Internacional para a Tolerância. Esta coincidência é profundamente significativa, dada a ligação entre a tolerância e a filosofia. A filosofia alimenta-se do respeito e da consideração pela diversidade de opiniões, pensamentos e culturas que enriquecem a forma como nós vivemos neste mundo. Tal como a tolerância, a filosofia é uma forma de convivência dentro do respeito pelos direitos e valores comuns. Representa também uma capacidade para ver o mundo através de um olhar crítico, consciente dos pontos de vista dos outros, fortalecida pela liberdade de pensamento, de consciência e de crenças.
Por todas estas razões, a filosofia é mais do que uma disciplina académica: é uma prática quotidiana que ajuda a viver melhor e de forma mais humana. O questionamento filosófico aprende-se e aperfeiçoa-se desde a infância como uma chave essencial para estimular o debate público e defendendo o humanismo, que padece da violência e das tensões do mundo. Esse questionamento não oferece nenhuma solução predeterminada, mas sim uma perpétua busca do questionamento do mundo e visando procurar encontrar o nosso lugar nele. Nesse caminho, a tolerância é tanto uma virtude moral como uma ferramenta prática de diálogo. A tolerância não tem nada a ver com um relativismo ingénuo segundo o qual tudo equivale ao mesmo: trata-se de uma exigência individual de escutar, ainda mais forte, pois é fundamentada no compromisso decidido de defesa dos princípios universais de dignidade e liberdade. Este ano, a UNESCO celebra os aniversários de dois eminentes filósofos, Aristóteles e Leibniz, que contribuíram para o desenvolvimento da metafisica e da ciência, da lógica e da ética. Com vários séculos de diferença e em contextos culturais muito distintos, ambos colocaram a filosofia no centro da vida pública, como um elemento central de uma vida digna e livre. Celebremos também esse espírito, e ousemos abrir espaços para o pensamento livre, aberto e tolerante. Na base deste diálogo, poderemos então construir uma cooperação mais forte entre os cidadãos, as sociedades e os Estados, numa fundação duradoura para a paz.
Irina Bokova
segunda-feira, 3 de outubro de 2016
Clubes 2016/2017
DIVULGAÇÃO DOS CLUBES A TODOS OS
ALUNOS
EB D. António da Costa e ES Emídio Navarro
A inscrição nos clubes sempre foi essencial para a vida do Agrupamento e este ano não será exceção. Estão finalmente abertas as inscrições para os/as clubistas que queiram proteger o ambiente; viver com qualidade de vida e de uma forma sustentável, desenvolver atividades experimentais nas áreas das ciências, das tecnologias e da robótica.
Para quem gosta de línguas e de viajar, sugerimos os clubes que integram o Clube Europeu. Para os mais artísticos, aconselhamos a Oficina “Corpo e Movimento”. Para os mais competitivos, propomos a inscrição no Clube Competir+, onde podem participar nos múltiplos concursos de ciência, matemática, línguas, entre outros.
Finalmente chamamos a atenção para um clube novo que conta com animadores profissionais: o CLUBE do CANTE ALENTEJANO.
Todos os clubes funcionam num espaço próprio e com um horário semanal na ESEN ou na EBDAC. Para se inscreverem num destes clubes:
- Clube do Ambiente
- Clube de Ciência
- Clube da Qualidade de Vida e Sustentabilidade
- Clube MICROBOT
- Clube Europeu (Alemão, Francês ou Inglês)
- Oficina “Corpo e Movimento”
- Clube Competir+ Clube do CANTE ALENTEJANO
dirijam-se à Biblioteca da escola (EDAC ou ESEN) onde encontrarão a folha de inscrição com a indicação dos coordenadores, do local e da hora de funcionamento.
Para mais informações consultem os placares de divulgação dos clubes.
Querem juntar-se a um clube?
Inscrevam-se até ao dia 30 de outubro.
A Coordenadora de Clubes e Projetos, Rute Navas
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
Oferta Complementar - temáticas 2016/2017
Finalidade da disciplina de Oferta Complementar
A educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.
_____________________________________________________________________Referencial Transversal
EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL: PENSAR GLOBAL,
AGIR LOCAL
______________________________________________________________________Referênciais temáticos
- Segurança e Paz: viver com os outros (5º Ano)
- Património: viver o nosso património (6º Ano)
- Ambiente e Sustentabilidade: viver o nosso ambiente (7ºano)
- Desenvolvimento Global: viver os nossos direitos (8º Ano)
- Educação Financeira: viver a nossa sociedade (9ºAno)
sexta-feira, 13 de maio de 2016
Prémio do Ensaio em Ética e Filosofia
A APEFP – Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática vem por este meio informar e congratular o Sr. Diretor que:
O Júri da III Edição do Prémio do Ensaio em Ética e Filosofia já deliberou, de acordo com critérios estabelecidos e objetivos, os premiados deste ano.
O número de ensaios recebidos triplicou o número da edição anterior e na sua maioria ensaios de qualidade, o que tornou a tarefa do Júri mais complicada.

A entrega do prémio vai ter lugar no dia 31 de maio, pelas 18h e 30m, no auditório da ESEN, numa cerimónia para a qual estão todos convidados para apoiar o aluno que terá que discursar perante os representantes na APEFP e demais entidades e da Direção do Agrupamento e da Câmara Municipal de Almada.
A Direção têm muito orgulho em ter alunos dedicados como tu!
Texto enviado pela professora Isabel Santiago
terça-feira, 10 de maio de 2016
Boletim Cine 2016 - Filmes em Movimento
Trata-se de uma iniciativa dos professores e alunos das Ofertas Complementares dos 2.º e 3.º
importância da mensagem de Irina Bokova, Diretora geral da UNESCO, por ocasião do Dia
mundial da liberdade de imprensa - 3 de maio de 2016.
"O acesso à informação é uma liberdade fundamental que resulta do direito universal à
liberdade de expressão. Receber e difundir informação on-line e off-line constitui a pedra
angular da democracia, da boa governação e do estado de direito."
ciclos onde se abordam as temáticas da cidadania a partir do texto fílmico.
A publicação do Boletim CINE 2016, na primeira semana do mês de maio, realça igualmente aimportância da mensagem de Irina Bokova, Diretora geral da UNESCO, por ocasião do Dia
mundial da liberdade de imprensa - 3 de maio de 2016.
"O acesso à informação é uma liberdade fundamental que resulta do direito universal à
liberdade de expressão. Receber e difundir informação on-line e off-line constitui a pedra
angular da democracia, da boa governação e do estado de direito."
segunda-feira, 11 de abril de 2016
Comemoração do Dia Mundial da Água
terça-feira, 8 de março de 2016
Sessão "O cinema está à tua espera"
Recensão sobre o filme, Tabu, de Miguel, Gomes, realizada pelo aluno João Gonçalves do 11.º CT3, no âmbito da disciplina de Filosofia, após a participação numa das sessões na Cinemateca.
Subscrever:
Mensagens (Atom)