quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Dia Mundial da Filosofia 2021


 Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO por ocasião do

Dia Mundial da Filosofia
3ª quinta-feira do mês de novembro
18 de novembro

No passado dia 17 de setembro, no âmbito da Noite da Filosofia, a UNESCO abriu as portas da sua sede a todos os noctívagos do pensamento que, desde o anoitecer até ao amanhecer, cultivaram o ideal da «busca da sabedoria» que é a essência da filosofia. 
Nas palavras do filósofo francês Edwige Chirouter, responsável pela Cátedra UNESCO de Filosofia com crianças da Universidade de Nantes, que interveio a meio da noite na sede da nossa Organização, a vocação da filosofia é «dar substância ao que Hannah Arendt chamou de “oásis de pensamento”, ou seja, a criação de momentos e espaços, longe da agitação do mundo onde os participantes podem distanciar-se para juntos, refletirem com serenidade.» 
É por esta razão que a filosofia é tão necessária e tão útil em tempos de crise e incerteza.
Desde os primeiros dias, a pandemia de COVD-19 tem sido uma questão de linguagem: como designar o agente patogénico? como descrever a situação? como dar sentido às medidas de emergência?

No entanto, estas palavras, por vezes, não conseguem compreender a complexidade do mundo e as suas transformações. Parafraseando o grande filósofo Ibn Khaldun: “sem a transmissão do pensamento, a linguagem é apenas uma terra estéril”.

Para contrariar este facto, a UNESCO trabalha diariamente para que a filosofia, como linguagem universal do pensamento, permita compreender todas as repercussões da crise e vislumbrar um horizonte comum para a humanidade.

É efetivamente necessário abrir novas perspetivas que iluminem tanto a reflexão como a ação pública, em todas as regiões do mundo. A Filosofia e, de uma forma mais ampla, as humanidades podem e devem ajudar-nos neste sentido.

Aproveitemos então a oportunidade deste Dia Mundial da Filosofia para dar um passo atrás e, através da prática filosófica, recuarmos o necessário face ao turbilhão de acontecimentos, para podermos pensar na reconstrução de um mundo mais justo e digno.

Sem comentários:

Enviar um comentário