segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Dia Mundial do Professor 2020

 Por ocasião do Dia Mundial do Professor que se celebra no dia 5 de outubro divulga-se a 

Mensagem conjunta de
 Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO,
Guy Ryder, Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho,
Henrietta H. Fore, Diretora Executiva da UNICEF
David Edwards, Secretário-Geral da Internacional da Educação


"Professores: Liderar em tempos de crise, reinventar o futuro "

Todos os anos, o Dia Mundial do Professor recorda-nos o papel crucial dos professores ao serviço de uma educação inclusiva e de qualidade para todos.

Este ano, o Dia Mundial do Professor reveste-se de maior importância tendo em conta os desafios que estes tiveram que enfrentar durante a crise da COVID-19.  A pandemia veio evidenciar o seu contributo crucial para assegurar a continuidade da aprendizagem e apoiar a saúde mental e o bem-estar dos seus alunos.

Devido à COVID-19, quase 1,6 mil milhões de estudantes - mais de 90% do total da população estudantil mundial - foram afetadas pelo encerramento de escolas. A crise da COVID-19 afetou também mais de 63 milhões de docentes, revelando as fraquezas persistentes de muitos sistemas educativos e exacerbando as desigualdades, com consequências devastadoras para os mais marginalizados.

Durante esta crise, os professores demonstraram, uma vez mais, grandes qualidades de liderança e de inovação, garantindo que #OEnsinoNuncaPara (#LearningNeverStops) e zelando para que nenhum aluno fosse deixado para trás. Em todo o mundo, têm trabalhado a nível individual e coletivo para encontrar soluções e criar novos ambientes de aprendizagem para os seus alunos, de modo a garantir a continuidade da educação. O seu papel de aconselhamento sobre os planos de reabertura dos estabelecimentos escolares e o apoio que prestam aos alunos no âmbito do regresso à escola é igualmente importante.

Precisamos agora de pensar para além da COVID-19 e trabalhar para construir uma maior resiliência nos nossos sistemas educativos, de modo a podermos responder rápida e eficazmente a estas e outras crises semelhantes. Para tal, temos que proteger o financiamento da educação, investir numa formação inicial de qualidade para os professores, bem como prosseguir o desenvolvimento profissional do pessoal docente existente. 

Sem a adoção de medidas urgentes e um maior investimento, a crise da aprendizagem poderia transformar-se numa catástrofe educativa. Já antes da COVID-19, mais de metade de todas as crianças de dez anos de idade vivendo em países de baixo ou médio rendimento não eram capazes de compreender uma simples história escrita.

Para reforçarmos a sua resiliência em tempos de crise, todos os professores deverão adquirir as competências digitais e pedagógicas necessários para ensinar à distância, online, e através de abordagens de aprendizagem mista ou híbrida, qualquer que seja o nível de tecnologia disponível. Os governos deveriam garantir infraestruturas e uma conetividade digitais em todo o seu território, incluindo em zonas rurais e remotas.

No contexto da COVID-19, os governos, os parceiros sociais e outros atores-chave têm uma responsabilidade ainda maior para com os professores. Exortamos os governos a proteger a segurança, a saúde e o bem-estar dos professores, a preservar o seu emprego, a continuar a melhorar as suas condições de trabalho, e a envolve-los, assim como às organizações que os representam, na abordagem educativa adotada para responder à pandemia de COVID-19 e ultrapassá-la.

Hoje, celebramos coletivamente os professores pelo seu compromisso constante com os seus alunos e por contribuírem para a realização, até 2030, das metas do Objetivo 4 de Desenvolvimento Sustentável. Homenageamos os educadores pelo papel central que desempenharam, e continuam a desempenhar, na resposta a esta pandemia e na recuperação da mesma.

Chegou o momento de reconhecermos o papel dos professores que contribuem para garantir que uma geração de estudantes possa alcançar o seu pleno potencial, assim como a importância da educação para estimular, a curto prazo, o crescimento económico e a coesão social, durante e após a COVID-19.

Chegou o momento de reinventarmos a educação e de concretizarmos a nossa visão de igualdade de acesso a uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças e jovens.


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